O meio de divulgação das iniciativas de Transparência Ativa, conforme determinado pela LAI é a internet, em sítio próprio da Sanepar, denominado Portal da Transparência.

O Portal da Transparência da Sanepar é um espaço dedicado a promover o acesso à informação e fortalecer o diálogo com a sociedade. Lançado pela Sanepar em 2012, é um sítio de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre diversos assuntos, como estrutura organizacional, gestão financeira, licitações e contratos, serviços prestados, recursos humanos, sustentabilidade, acesso à informação, contatos, entre outros.

O acesso ao Portal não requer usuário nem senhas, sendo permitido a qualquer cidadão navegar pelas páginas de forma livre, bem como visualizar e utilizar os dados públicos disponíveis da forma que melhor lhe convier.

Assim, é importante que, antes de fazer um pedido de acesso à informação, o cidadão navegue pelo Portal da Transparência em busca da informação desejada.

 

Como funciona o Portal:

Os dados divulgados no Portal são provenientes de diversas fontes de informação da Companhia.

As gerências, responsáveis pelas informações, carregam os dados diretamente na ferramenta e/ou encaminham para o Agente de Transparência, que recebe, reúne e disponibiliza as informações. O Agente de Transparência é responsável, também, pelo monitoramento dos conteúdos disponibilizados.

A periodicidade de envio dos dados depende do assunto tratado, assim como a periodicidade de atualização das informações no Portal.

O acesso ao Portal não requer usuário nem senhas, sendo permitido a qualquer cidadão navegar pelas páginas de forma livre, bem como visualizar e utilizar os dados públicos disponíveis da forma que melhor lhe convier.

Entre e conheça mais sobre essa importante ferramenta à sua disposição!

 

O que você encontra no Portal da Transparência:

O Portal dá detalhamento e transparência às informações, seja para a compreensão do cidadão, seja por determinação legal. Dentro desse universo, são disponibilizados dados sobre:

  • Estrutura organizacional;
  • Pessoal;
  • Planejamento e Patrimônio;
  • Realizações financeiras;
  • Contratos e licitações;
  • Atos administrativos;
  • Convênios / Repasses;
  • Relatórios;
  • Auditoria;
  • Social

Além dos assuntos em destaque, estão disponíveis informações sobre LGPD, Segurança da Informação, Perguntas Frequentes e Contatos.

E você ainda encontra instruções para realizar pedidos de acesso à informação, através do Serviço de Informação ao Cidadão – SIC, além de esclarecimentos sobre os documentos classificados como sigilosos pela Companhia, conforme o Regulamento-Proteção às Informações.

 

O que você NÃO encontra no Portal:

Informações de outros órgãos, poderes e esferas.

Para dados dos demais órgãos do estado do Paraná, acesse o Portal da Transparência do Governo do Estado do Paraná.

Para dados de órgãos e esferas federais, acesse o Portal da Transparência do Governo Federal.

Dúvidas e pedidos de esclarecimentos sobre o Portal da Transparência deverão ser encaminhados para o e-mail portaldatransparencia@sanepar.com.br.

(Informações atualizadas em 22/05/2025)

 

Para saber como a Companhia promove o acesso à informação, acesse a Cartilha Orientativa - Lei de Acesso à Informação na Sanepar.