[ VOLTAR ]

2011

A Barragem do Miringuava, a quinta a ser implantada pela Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba, está localizada no município de São José dos Pinhais, na Bacia do Miringuava. Sem a preservação e conservação dos aspectos ambientais do território, os aspectos sociais podem ser afetados, com prejuízos como perda de produtividade agrícola, diminuição do fornecimento de água tratada, estagnação econômica e até mesmo empobrecimento, miséria e fome.

Para garantir a segurança hídrica dessa bacia e atender às condicionantes do licenciamento para a construção da barragem do reservatório, a Sanepar desenvolve, desde 2011, o Projeto Socioambiental do Miringuava, cujo objetivo é promover impactos positivos na qualidade de vida dos produtores e moradores rurais que serão afetados pela infraestrutura.

A Companhia elaborou, ainda, o Plano de Desenvolvimento Socioterritorial que visa, entre outras ações, implementar o Programa de Vocações Regionais Sustentáveis, em parceria com a Invest Paraná[1], promovendo a cadeia de valor junto a um número estimado em 60 famílias/propriedades. Considerando-se parceiros e demais partes interessadas, a iniciativa deve atingir aproximadamente 300 pessoas.