[ VOLTAR ]

2022

Em 2022, a Gerência de Educação Socioambiental, por meio da Coordenação de Patrimônio Histórico, registrou aproximadamente 21 mil visitas aos seus espaços, com mediação da ação educativa, incluindo o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM), o Reservatório do Carvalho, o Memorial do Rio Iguaçu, ETE Santa Quitéria e a ETA Miringuava. Esses espaços também receberam empregados e membros da comunidade em datas comemorativas pertinentes à educação socioambiental, à preservação do patrimônio histórico e à memória do saneamento no Paraná.

Em junho de 2022, foi inaugurado no Museu do Saneamento a exposição de longa duração Planeta Água, localizado na antiga Estação de Tratamento de Água Tarumã, a primeira do Paraná. O espaço é interativo, integrando experiências e informações dedicadas ao conhecimento e à preservação da água, visando sensibilizar a população sobre a importância da boa gestão dos recursos hídricos. A museografia criativa e sensorial, proporcionada por diferentes suportes imersivos, como projeção mapeada, realidade aumentada, holografias, vídeos e sons, resulta em uma visitação ativa. Desde a abertura do museu, já foram contabilizados mais de 6,9 mil visitantes.

Ainda em 2022, a restauração do Reservatório São Francisco foi finalizada. O reservatório é um bem tombado pelo patrimônio histórico estadual e parte do primeiro sistema de abastecimento de água de Curitiba, ainda em funcionamento.